segunda-feira, 28 de julho de 2008

Corpo de Dercy Gonçalves é enterrado em pé em Madalena

O corpo da atriz Dercy Gonçalves foi enterrado em pé, nesta terça-feira, no mausoléu que a própria comediante projetou no Cemitério Municipal de Santa Maria Madalena, no interior do Rio. O organizador do cerimonial fúnebre, Johny Petterson, afimou que o desejo de ficar em pé era de Dercy. "Era a vontade dela para mostrar que tem vida, força e energia", disse ele.
O sepultamento aconteceu sob o som da bateria da escola de samba Viradouro, que tocou ao vivo o enredo feito em homenagem à comediante em 1991.
Segundo a Guardo Municipal, cerca de 5 mil pessoas acompanharam o cortejo, que saiu do Clube Montanhês por volta das 11h45 e seguiu para a igreja da Matriz, onde foi realizada uma missa de corpo presente que durou cerca de 40 minutos.
Em seguida, o cortejo fez uma parada em frente à casa onde Dercy Gonçalves nasceu e seguiu para o cemitério. Antes do enterro, o caixão foi novamente aberto para a execução do Hino Nacional e então lacrado definitivamente.
A filha de Dercy, Maria Dercimar, agradeceu o carinho dos moradores de Santa Maria Madalena e disse que todas as vontades de sua mãe foram atendidas. Ela, que permaneceu serena na maior parte do tempo, se emocionou com o sepultamento.
"Na hora em que abriram o caixão da minha mãe antes de colocar na sepultura, tive a impressão de que o coração dela deu a última batida. A mamãe foi incrível", disse ela.
O espaço onde fica o mausoléu de Dercy Gonçalves é separado dos demais túmulos por grades. Ele fica em um anexo do cemitério com entrada independente.
Dercy Gonçalves morreu no sábado, aos 101 anos, vítima de pneumonia. Seu corpo foi velado no domingo e na manhã de segunda-feira na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Na tarde de segunda seguiu para Santa Maria Madalena, cidade natal de Dercy, onde foi enterrado nesta terça, dia da padroeira da cidade.

Nenhum comentário:


eXTReMe Tracker