Cuidados com sua escova de dente. Sabia que uma escova infectada pode até transmitir doenças? Embora muitas pessoas pensem que é um instrumento limpo, a verdade pode surpreender e já vou logo adiantando: sua escova de dente neste momento pode estar carregando muita sujeira, bactérias e germes em geral entre as cerdas.
Não adianta se assustar, naturalmente a nossa boca abriga milhões de germes vivos que são de certo modo benéficos. Muitas das bactérias, fungos e vírus permanecem na sua escova de dente! Toda vez que escovamos deixamos uma série de microorganismos infecciosos por entre as cerdas da nossa escova. Estes germes podem proliferar ali e voltar para sua boca. Mas, não adianta reclamar: a escova de dente é a grande responsável pela limpeza diária e não dá pra ficar sem ela.
Especialistas sugerem que as escovas sejam secas ao ar livre. Isto dificulta a proliferação de bactérias (que adoram umidade!). Armários, copinhos bonitinho, taças de cristal, cálice de ouro só acumulam umidade e os germes “amam muito tudo isso!”. O recomendado também, é que as escovas sejam substituídas inadiavelmente a cada dois meses e que sejam armazenadas bem longe da torneira, também para evitar umidade.
Na sua escova de dentes pode ter:
1. Streptococcus mutans – a principal bactéria que causa a cárie dentária.
2. Estreptococo beta-hemolítico – a principal bactéria que causa infecção estreptocócica (faringoamigdalites).
3. Candida albicans – fungo principais causando aftas em bebês.
4. Bactérias coliformes – estes são encontrados no banheiro (ecaaaa!).
5. Herpes simplex virus – que provoca frio feridas.
A imagem acima é nojento mas é real. Coloquei para chocar e você apartir de hoje comece a cuidar da sua escova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário