Meu celular está sem sinal. O que posso fazer?
Quando
o aparelho estiver apresentando dificuldades em obter sinal da
operadora, ou o sinal da operadora estiver oscilando entre uma qualidade
menor e outra maior, podemos seguir alguns passos para melhorar o
desempenho do aparelho.
1. Posição do SIM Card:
Primeiramente
verifique se o SIM Card está corretamente inserido no espaço interno
reservado a ele. Aconselhamos que você retire e insira novamente o SIM
Card na entrada desejada.
2. Seleção do tipo de sinal captado pelo aparelho:
Este
passo se aplica a aparelhos smartphones Android. Se você possui um
aparelho celular comum, pule para o passo 3. Nestes aparelhos, é
possível selecionar manualmente qual o tipo de sinal que você deseja
receber da operadora. O ideal é deixar esta opção no modo automático,
para que o próprio aparelho determine qual rede está mais estável na sua
região.
Para smartphones Android até a versão 2.3:
Faça
isto entrando em "Aplicativos" no seu aparelho e, em seguida
Configurações > Redes sem fio e outras > Redes móveis > Modo de
rede > Selecione a opção "Automático".
Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre em Aplicativos > Ajustes > Mais > Redes móveis > Modo de rede > Selecione a opção "Automático".
Observação:
Se
você escolheu, neste mesmo local, deixar habilitada a função "Somente
redes 2G", seu aparelho ficará configurado para captar somente um sinal
2G, independente da região em que esteja. Isto poderá economizar bateria
de seu smartphone, porém não terá a capacidade de obter redes com mais
qualidade (3G, por exemplo) de forma automática.
3. Seleção manual de rede:
É
possível selecionar manualmente a rede específica de sua operadora.
Isto fará com que o aparelho tente encontrar somente aquele rede
previamente escolhida, e melhorar a receptividade de sinal. Siga os
passos abaixo:
Para celulares comuns:
Acesse Menu > Configurações > Conectividade > Rede > Seleção manual de rede > Selecione a rede desejada.
Para smartphones Android até a versão 2.3:
Entre em
"Aplicativos" no seu aparelho, depois em Configurações > Redes sem
fio e outras > Redes móveis > Operadoras de rede > Pesquisar
redes > Selecione a rede desejada.
Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre
em Aplicativos > Ajustes > Mais > Redes móveis > Operadoras
de rede > Pesquisar redes > Selecione a rede desejada.
4. Atualização de software:
Este
passo também se adequa somente a smartphones Android. Neles, é possível
efetuar uma atualização de software (tecnologia FOTA) para melhorar o
desempenho do software em vários aspectos, inclusive na gestão de sinal.
Para
executar a atualização, é necessário estar conectado a uma rede de
internet via Wi-Fi ou de dados da operadora (somente em redes 3G).
Depois de conectado, basta tocar no ícone "Atualização de software" e
verificar se há uma nova atualização disponível.
5. Efetuar a restauração das configurações do aparelho:
Por fim, poderá ser efetuada a restauração das configurações de seu aparelho, para que ele volte às configurações de fábrica.
Para celulares comuns:
Acesse Menu > Configurações > Restaurar configurações.
Para smartphones Android até a versão 2.3:
Acesse Aplicativos > Configurações > Privacidade > Restaurar configurações.
Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre em Aplicativos > Ajustes > Cópia de segurança e Restauração > Restaurar dados de fábrica.
Observação:
Em smartphones Android, a restauração das configurações apagará os dados da memória interna do aparelho.
6. Aparelhos Dual SIM (dois chips):
Nota: Durante
uma ligação pelo SIM 1, é comum que o aparelho exiba momentaneamente a
falta de sinal no SIM 2 e vice-versa. É uma característica do aparelho
que apenas durante a ligação, o SIM que não está sendo usado fique
inativo.
Caso
o problema persista, aconselhamos que você entre em contato com sua
operadora de telefonia móvel para verificar problemas em relação a rede,
sua região e também em relação ao SIM Card utilizado. Se tudo estiver
dentro do normal, consulte uma assistência técnica autorizada.
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