sexta-feira, 7 de junho de 2013

Celular sem Sinal


Meu celular está sem sinal. O que posso fazer?

Quando o aparelho estiver apresentando dificuldades em obter sinal da operadora, ou o sinal da operadora estiver oscilando entre uma qualidade menor e outra maior, podemos seguir alguns passos para melhorar o desempenho do aparelho.


1. Posição do SIM Card:
Primeiramente verifique se o SIM Card está corretamente inserido no espaço interno reservado a ele. Aconselhamos que você retire e insira novamente o SIM Card na entrada desejada.

2. Seleção do tipo de sinal captado pelo aparelho:
Este passo se aplica a aparelhos smartphones Android. Se você possui um aparelho celular comum, pule para o passo 3. Nestes aparelhos, é possível selecionar manualmente qual o tipo de sinal que você deseja receber da operadora. O ideal é deixar esta opção no modo automático, para que o próprio aparelho determine qual rede está mais estável na sua região.

Para smartphones Android até a versão 2.3:
Faça isto entrando em "Aplicativos" no seu aparelho e, em seguida Configurações > Redes sem fio e outras > Redes móveis > Modo de rede > Selecione a opção "Automático".

Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre em Aplicativos > Ajustes > Mais > Redes móveis > Modo de rede > Selecione a opção "Automático".

Observação:
Se você escolheu, neste mesmo local, deixar habilitada a função "Somente redes 2G", seu aparelho ficará configurado para captar somente um sinal 2G, independente da região em que esteja. Isto poderá economizar bateria de seu smartphone, porém não terá a capacidade de obter redes com mais qualidade (3G, por exemplo) de forma automática.

3. Seleção manual de rede:
É possível selecionar manualmente a rede específica de sua operadora. Isto fará com que o aparelho tente encontrar somente aquele rede previamente escolhida, e melhorar a receptividade de sinal. Siga os passos abaixo:

Para celulares comuns:
Acesse Menu > Configurações > Conectividade > Rede > Seleção manual de rede > Selecione a rede desejada.

Para smartphones Android até a versão 2.3:
Entre em "Aplicativos" no seu aparelho, depois em Configurações > Redes sem fio e outras > Redes móveis > Operadoras de rede > Pesquisar redes > Selecione a rede desejada.

Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre em Aplicativos > Ajustes > Mais > Redes móveis > Operadoras de rede > Pesquisar redes > Selecione a rede desejada.

4. Atualização de software:
Este passo também se adequa somente a smartphones Android. Neles, é possível efetuar uma atualização de software (tecnologia FOTA) para melhorar o desempenho do software em vários aspectos, inclusive na gestão de sinal.
Para executar a atualização, é necessário estar conectado a uma rede de internet via Wi-Fi ou de dados da operadora (somente em redes 3G). Depois de conectado, basta tocar no ícone "Atualização de software" e verificar se há uma nova atualização disponível.


5. Efetuar a restauração das configurações do aparelho:
Por fim, poderá ser efetuada a restauração das configurações de seu aparelho, para que ele volte às configurações de fábrica.

Para celulares comuns:
Acesse Menu > Configurações > Restaurar configurações.

Para smartphones Android até a versão 2.3:
Acesse Aplicativos > Configurações > Privacidade > Restaurar configurações.

Para smartphones Android a partir da versão 4.0:
Entre em Aplicativos > Ajustes > Cópia de segurança e Restauração > Restaurar dados de fábrica.

Observação:
Em smartphones Android, a restauração das configurações apagará os dados da memória interna do aparelho.

6. Aparelhos Dual SIM (dois chips):

Nota: Durante uma ligação pelo SIM 1, é comum que o aparelho exiba momentaneamente a falta de sinal no SIM 2 e vice-versa. É uma característica do aparelho que apenas durante a ligação, o SIM que não está sendo usado fique inativo. 


Caso o problema persista, aconselhamos que você entre em contato com sua operadora de telefonia móvel para verificar problemas em relação a rede, sua região e também em relação ao SIM Card utilizado. Se tudo estiver dentro do normal, consulte uma assistência técnica autorizada.

Nenhum comentário:


eXTReMe Tracker